quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Escolhas...




Ou isto ou aquilo foi um poema que aprendi cedo nas aulas de português... logo percebi pelo olhar de Cecilia Meireles que não da para fazer tudo ao mesmo tempo.. ou se põe o anel ou se calça a luva...
Já faz tempo que esse poema vive nos meus pensamentos, mas ultimamente tenho refletido bastante sobre as escolhas que temos feito num mundo tão cheio de laptops, mp4, ipods, ipeds e tablets.
Penso bastante nisso quando em especifico, fico plugada demais na internet e constato que por lá estão bastantes amigos virtuais. Todos nós conectados.
Se fico no facebook ou vendo meus e-mails ou mesmo fazendo uma pesquisa no google, logo não estou com meu filho, não estou lendo um livro ou mais, não estou respirando a realidade.
Com todo respeito as mídias sociais, ao benefício do Dr Google e as caixas de correio eletrônicas, a vida pulsa é do lado de cá do computador. E pulsa na velocidade do coração e não em bits recebidos e emitidos.
A infância não espera, o almoço tem sua hora e a vida ensina que o hoje, as relações mais bacanas são as vividas olho no olho.


Gosto de dar uma bisbilhotadinha no feed de notícias do momento, saber o que meus amigos da lista imensa que possuo estão pensando e muitas vezes me delicio com notícias da minha profissão. Fotos de familiares nos deixam com a sensação de proximidade, parece que estamos vendo nossas crianças crescendo aos nossos olhos.
Mas tudo isso não substitui o ombro amigo, a conversa de telefone e a visita com direito a chá e bolo de chocolate.
Estamos de fato nos equivocando? Nossas prioridades estão deturpadas?
Vez por outra escuto e mesmo falo: Essa foto vai para o Face... Se a televisão nos tempos modernos é a rainha do lar, com direito ao lugar mais nobre da casa, num pedestal cromado e bem no centro do rack e das atenções, o face está sendo o rei do lar, aquele que merece reverências e ser checado a cada minuto para saber as atualidades.

Confesso que ainda estou no bolo, no meio, na onda, mas me questiono se isso esta fazendo bem a mim e meus familiares, que muitas vezes se privam da minha companhia ou das minhas opiniões porque estou plugada, ligada, hipinotizada com informações alheias, ou seja, mais preocupada com meus amigos virtuais, que realmente existem na vida real, mas que deixo em evidência e menosprezo sem perceber a companhia de filho, marido, pai...

A vida vai convidando a gente a experimentar as novas tecnologias... Mp3 para correr já foi provado que além de causar danos a audição aumenta o risco de atropelamentos. Os nossos celulares agora são minicomputadores, e por terem também a opção de despertadores ficam nos nossos criados mudos. Malefício na certa. Ondas magnéticas no quarto também impedem o sono. O uso do celular em excesso também tem aumentado casos de tumores no ouvido, o neurinoma do acúscito. Tem até clinicas de recuperação para viciados em internet.


Penso muito naquela máxima: se te convidam por educação (e aqui não é educação mas intenção de vendas, marketing e lucros,) devemos também recusar por educação ( e aqui leia se sobrevivência, qualidade de vida, manutenção das relações e mais, respeito para conosco mesmos, que diante de tantos artifícios da tecnologia nos desrespeitamos nos mais íntimas convicções de vida.
Não sou uma alienada tecnológica, alias está em pauta na minha próxima aquisição um tablete, sim, aquele computador que a gente deita no colo... Fácil para ler uma página de jornal virtual.
Mas hoje tenho um pouco de parcimônia com meu uso da internet.
Faz-me lembrar do mito das cavernas, quando Platão conta que os que moravam na caverna e viam a vida apenas pelo reflexo de uma pedra, achavam que aquilo era de fato a vida. E lá fora a vida corria pungente e feliz. Quando saíram da caverna, vendo então a realidade, entenderam que o que viam lá dentro era um mito. Afinal ou uso as mídias sociais para ver o mundo passar numa caverna ou deixo tudo desligado e sinto o vento bater no meu rosto, brinco com meu filho e tenho dentro de mim muita história para contar... Fora da caverna!!!!!

Ou isto ou aquilo
Cecília Meireles


Ou se tem chuva e não se tem sol,

ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!
Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.
É uma grande pena que não se possaestar
ao mesmo tempo nos dois lugares!
Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo..
.e vivo escolhendo o dia inteiro!

Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranqüilo.
Mas não consegui entender aindaqual é melhor:
se é isto ou aquilo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário