quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Quem ensina quem.







Afinal, quem ensina quem no curso da vida?
Quem ensina quem, é o que vemos hoje em dia quando nos deparamos com as crianças que hoje habitam nosso planeta...
Não vou restringir isso a maternidade, tema esgotado e óbvio quando dissemos que os filhos nos ensinam. Pura verdade. Mas quero ir além.


Quem ensina quem quando numa aula, a professora se depara com um aluno que pensa , funciona e age de forma diferente do restante da sala?
Quem ensina quem quando somos colocados em cheque quanto aos nossos valores já que tudo o que pensamos pode ser mera convicção cultural, religiosa, regional?
E numa empresa que ainda nos moldes antigos de funcionar recebe um novo funcionário recém formado cheio de conhecimentos e técnicas novas para aplicar?
Conflito de gerações são comuns, ainda mais hoje quando nos deparamos com os baby boomers, x , y e z.
E cada um com sua peculiaridade e forma de pensar e funcionar. Tai uma interessante forma de aprender uns com os outros. Mas para tanto precisamos de vontade e disposição interna.
Aprender é um convite. Quando crianças somos empurrados ao aprendizado. Sim. Pois se papai e mamãe não nos levasse na escola para aprender o beabá, ficariamos aprendendo apenas amenidades, não menos importantes para a vida, mas que no mundo de hoje não salva e nem forma ninguém.
Depois de adultos também somos convidados a aprender. A duras penas as vezes, de forma leve em outras ocasiões. Mas sempre que aprendemos quando adultos já não é com o frescor da criança.
Já temos que jogar fora o ensinamento velho, que ora não mais funciona e trocar por um novinho, atual, que se ajeita muito bem nos dias atuais.
Penso nisto com relação as tecnologias, que para os representantes da geração x y e z são ferramentas quase que essenciaism para os baby boomers( pessoas com mais de 50 anos) parece uma tralha a mais para complicar a vida.
E quem vai ensinar os baby boomers a mexer nos Ipads, ipods mp3 ou 4? Os mais novos. Os que aparentemente são desprovidos de conhecimento, talvez apenas o conhecimento de mundo. Mas ensinam a incluir nas nossas atividades cotidianas as tecnologias a nosso favor.
....
Um pai de sessenta anos sentado para tomar seu café da manhã, pega seu jornal e começa a ler. O filho de vinte e poucos anos chega para tomar também e diz:
- Quando mesmo pai você vai parar de ler noticias atrasadas? Toma meu tablet e veja as atualidades.



Quem ensina quem mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário