sábado, 7 de janeiro de 2012

Desejos de ano novo.... ainda dá tempo!!!

Quando começaram a falar sobre o aquecimento global, cuidar dos recursos não renováveis e a biodiversidade, desde então, muitas ações estão sendo feitas. Desde economizar água , fazer xixi no banho ( há quem discorde), usar menos produtos industrializados, separar lixo e promover de fato a reciclagem de materiais, são alguns dos inúmeros exemplos que podemos adotar numa lista de desejos de um ano novo.
Um ano novo mas com problemas antigos, então a ordem é mudar a forma de pensar, a forma de agir e mais TER ATITUDE.


Sacolas Retornáveis
Falo isso por experiência própria já que durante uns anos para trãs fui juntando sacolas retornáveis mas elas nunca foram comigo para o supermercado. Só lembrava delas quando as via penduradas na área de serviço. A partir daí tive um estalo e comecei a espalhar sacolas na bolsa, no porta luvas do carro e deixar no meu trabalho. Apareceu uma compra para fazer, elas estão lá a disposição agora.



Alimentos
Outra coisa que sempre vi na minha rotina de casa é que sempre joguei fora muitos alimentos, que ou comprei demais, ou passaram da validade, ou sei la’. Então hoje forçada também a me limitar a duas sacolas retornáveis, uma em cada ombro, procuro comprar menos. Economizo e me sinto muito melhor em não jogar alimentos fora por desorganizaÇão e indiciplina nas minhas compras.



Caronas
Esse ano que passou fiz muito uso de carona. Procurei deixar o carro em casa em alguns dias e ou fui caminhando, o que me ajuda na questão saúde ou peguei carona com quem ia para o mesmo lugar. Me senti muito bem afinal além de economizar combustível, diminuir a emissão de poluentes no ar, também pude conversar mais e fazer exercicios.


Plásticos na cozinha
Eu sempre tive mania de comprar potes de plastico para guardar comida na geladeira e esquentar no microondas. Estava errando nos dois sentidos. Usar plasticos faz mal. Aquecer comida neles pior ainda. Devagar estou abolindo os plasticos e partindo para o vidro. Durável e eterno.




Refrigerantes

Sei que isso é bem particular e que cada um cuida da própria saude mas é de senso comum que mesmo que seja imensamente refrescante o refrigerante, quer seja ele de cola, guaraná ou outro tipo contem gas e muito corante e conservante. Neste ano que passou conseguimos parar de comprar refrigerante para consumir em casa. Sem radicalismos, se estamos fora e só tem refrigerante a gente toma, mas agora só entra suco em casa. Estamos nos sentindo bem melhor!!!

Porque são pequenas atitudes, mas se somadas no total faremos a grande diferença. Por nós mesmos!!! São meus desejos, velhos desejos mas com o frescor de coisa nova.

Um comentário:

  1. Um feliz ano novo começa assim: cheio de atitude, desejando a todos com o que se pode dar de melhor: nossa grande contribuição que na verdade nos leva a ter uma vida menos complicada (menos carro na rua, menos trânsito, mais tempo pra fazermos o que não tínhamos alguns minutos sobrando) e mais inteligente (compras racionais geram troco a mais - dinheiro no cofrinho para gastar com consciência).
    Não tem segredo mesmo, basta CUIDAR MELHOR DAS NOSSAS ESCOLHAS!!!
    Começando e terminando cada ano assim, a certeza de anos melhores já está garantida.
    Vamos juntos nessa querida.

    ResponderExcluir