quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O GATO COMEU A LÍNGUA DELE...


É o que se diz quando uma criança não fala. E aqui estou me referindo ao atraso na linguagem e fala, e não a timidez.  A família de uma forma em geral: mãe, pai , avós , tios  ficam todos  bastante incomodados com esse silêncio que na verdade dentro do densenvolvimento infantil  tem  hora certa  para começar.  Na verdade,  o início da comunicação da criança é o choro, pois se para o bebê é a forma que tem para expressar dor, fome e vontade de carinho, dentre outros, para os pais é o que mantém esse rudmentar diálogo.
- O que você quer bebê? Está com fome? Ou essa fralda que já esta suja?
Quando falamos com o bebê , o processo de comunicação se estabelece. A criança percebe que para ser atendida tem que emitir algum som.
 nos próximos meses, com 5 ou 6 meses ou até menos, o bebezinho começa a soltar o gorgeio. Aquele aaaaaaaaaaaaaaaaaaa , ou uuuuuuuuuuuuuuu, que faz a família ficar cada dia mais apaixonada.
Isso também já é comunicação, e embora os pais nem imaginem, quando a gente bate palmas ou se alegra com esses sonzinhos, a criança é reforçada positivamente e torna a fazer os sons que na verdade são como forma de brincar com seus orgãos fonoarticulatórios.
A próxima etapa são os DADADÄ, TATATA, PAPA, e nesta fase, a gente puxa a sardinha para o lado mais conviniente: papa é papaiiiiii, nossa ele ja disse papai!!! Ou MAMA, entao filho você quer mamar? Olha ele falou mamãe!!!!
Isso também faz com que o bebê continue na aquisição de  fala e linguagem, que vai durar até os  2 anos.
Uma criança que está demorando a falar ou fala muito pouco merece investigação minuciosa.  Fez o teste da orelhinha quando recem nascido? Tem caso de atraso de linguagem na família? Não porque se tiver é considerado normal, mas para detectarmos a pré disposição da criança em termos de linguagem.
Escuta-se muito assim: ah, o pai dele também demorou a falar. Então é normal.
Engano. Hoje em dia estamos vivendo a era da comunicação. Até nossos parâmetros mudaram para exigir das crianças que todos os sons sejam adquiridos.  Até os quatro anos a criança deve estar falando todos os fonemas ( sons das letras) integralmente. Ou seja nesta fase tem competência para que seu sistema linguistico esteja preciso, dominando a fala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário